TERCEIRA FASE DA GLOBALIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULA REMOTA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

  • Taynara Marcondes de Liz Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia Fernandes Paula-Shinobu Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: aula remota, globalização, avaliação da aprendizagem

Resumo

Este relato aborda as experiências obtidas em uma aula remota no 3° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Polivalente, no município de Londrina. Tendo em vista a realidade atual do contexto pandêmico da Covid-19 e aulas remotas, discute-se os obstáculos da prática docente frente ao ensino remoto e apresenta o conteúdo de Geografia que compreende a terceira fase da Globalização no mundo, no Brasil e os aspectos políticos, econômicos e culturais. A primeira parte da aula aborda a Segunda Guerra Mundial até a Queda do Muro de Berlim. A segunda parte da aula se baseou no tema da Guerra Fria e a terceira parte da aula foi discutida a Nova Ordem Mundial e do fenômeno da Globalização consolidada no fim da Guerra Fria. Após a apresentação desses conteúdos com a utilização de charge, foi apresentada uma paródia de música do autor Guilherme Durans no Youtube que apresenta uma visão crítica das consequências da Globalização, desencadeando o arraigamento das desigualdades no mundo. Depois, foi aplicada uma atividade de fixação elaborada na ferramenta online “Padlet” para responder e refletir os temas estudados. Administrar aulas via ensino remoto revelou as dificuldades de conexão e equipamentos eletrônicos na tentativa de apresentar o vídeo com som e imagem e na realização da atividade de fixação, tendo em vista que não foram todos os estudantes que realizaram as atividades pois muitos deles copiaram as respostas da internet, afetando na possibilidade de avaliar o aprendizado de modo efetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-20