TRILHAS PERCORRIDAS NA EDITORAÇÃO CIENTÍFICA: UM RETRATO DA REVISTA ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA
Resumo
A editoração científica se apresenta como um trabalho árduo, usualmente não remunerado e com pouco reconhecido no meio acadêmico. A despeito de sua importância, haja vista a necessidade de disseminação dos resultados de pesquisas no formato de artigos publicados em revistas científicas, nota-se não haver a formalização de um treino no contexto da graduação e pós-graduação para o desempenho de funções junto aos periódicos acadêmicos. Destarte, o projeto de formação complementar 00764 “Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia: Processo Editorial” foi criado com o intuito de, por um lado, capacitar estudantes de graduação e pós-graduação para o exercício de funções que permeiam o processo editorial e, por outro lado, contribuir para a construção de uma equipe de trabalho qualificada e dar celeridade ao processo editorial da revista em questão. Para tanto, são realizadas reuniões periódicas com os colaboradores do projeto visando discutir questões concernentes à escrita científica, metodologia de pesquisa em Psicologia, aspectos que permeiam a avaliação de artigos científicos, uso do Sistema Eletrônico de Editoração Científica e preparo de arquivos para publicação em plataformas como o PePSIC. Considera-se que o envolvimento dos discentes permite maior rapidez na avaliação dos artigos submetidos, visibilidade ao periódico, gerando profissionais habilitados para o trabalho na área; entretanto, organizam-se como uma população flutuante, que se encontra vinculada temporariamente à instituição, demandando o retorno constante a etapas iniciais de capacitação quando novas equipes ingressam no projeto.