USO DE JOGO DIGITAL QUIZ COMO RECURSO METODOLÓGICO

  • Thais Mayara Perazolo Universidade Estadual de Londrina
  • Raffaela Rocha dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia Fernandes Paula-Shinobu Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Jogo digital, Educação

Resumo

Com o advento da pandemia mundial da Covid - 19, que resultou na implementação do ensino remoto emergencial, onde o desenvolvimento das atividades curriculares passou a ocorrer inteiramente por meio digital, a utilização de ferramentas tecnológicas digitais de informação e comunicação tornou-se indispensável nesse momento. É fundamental a busca e a inserção de ferramentas inovadoras que possam ser aplicadas remotamente, buscando uma maior interação entre os alunos(as) e os professores, pois possibilita que as aulas sejam mais dinâmicas e atrativas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência, vivenciado no programa Residência Pedagógica na escola estadual Polivalente com uma turma do terceiro ano do ensino médio, onde o jogo didático digital no formato de quiz, elaborado gratuitamente na plataforma quizizz.com/join, foi utilizado como ferramenta metodológica para abordar os conteúdos - Primavera Árabe e a Guerra na Síria, ambos trabalhados nas aulas de Geografia. A utilização do jogo em formato de quiz, se mostrou uma ferramenta que facilita a assimilação dos conteúdos. Os alunos (as) que realizaram o jogo tiveram um bom aproveitamento, o Quiz estimulou uma maior participação dos alunos, se comparado com outras atividades, realizadas em sala ou quando era requisitada a colaboração durante as aulas. Conclui-se, portanto, que o uso de jogos eletrônicos pode trazer resultados positivos e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, desde que elaborados e planejados pelos educadores, pois possibilita uma maior interação e aproximação com a realidade dos alunos (as), instigando maior interesse.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-20