ZOOBINGO: UMA FERRAMENTA INTERATIVA E LÚDICA QUE POSSIBILITA REVISÕES DE CONTEUDOS SOBRE O ENSINO DE ZOOLOGIA

  • Laura Mantelatto Universidade Estadual de Londrina
  • Nicoly Fonseca da Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Aparecida Bolonga Soares de Andr Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: interativo, revisão, zoologia

Resumo

As mudanças decorrentes da pandemia do coronavírus trouxeram a necessidade do ensino remoto durante o primeiro semestre do ano de 2021, essa modalidade de ensino dificultou as relações sociais entre os alunos e demandou inovação nas aulas para que pudéssemos sair do ensino expositivo e promovêssemos aulas lúdicas mesmo no formato online. Assim, a ideia do zoobingo veio da adaptação de um jogo de bingo aplicado aos conteúdos de zoologia, promovendo, um ensino lúdico e interativo. A ferramenta do zoobingo tem como objetivo proporcionar momentos de revisão, ensino, aprendizado, sociabilidade e feedback ao professor e alunos, sobre como está sendo a assimilação dos conteúdos ministrados, sendo assim, uma excelente maneira de adquirir informações de ensino e aprendizagem, fornecendo diversos dados por meio de uma atividade dinâmica. A metodologia utilizada foi pelo aplicativo Canva, que continha uma lista de palavras que deveriam constar na cartela do bingo, o aluno deveria escolher 10 palavras da lista, e o aplicativo wordwall no qual foi elaborado uma roleta personalizada com todas as palavras da lista. Apesar de ser um jogo competitivo, pois quem acertar todas as palavras faz o bingo, os alunos pediram para continuar a atividade até que todos pudessem fazer bingo, mostrando empatia e coletividade. A atividade do zoobingo trouxe diversão e aprendizado, para além da revisão, foi possível proporcionar interatividade e união em um momento remoto, além disso conseguimos compreender como estava a compreensão dos alunos a respeito das temáticas de zoologia, foi uma experiência única e de mútuo aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-20