METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NO PROGRAMA PRÁTICA HOSPITALAR EM MEDICINA DE ANIMAIS DE COMPANHIA NA ÁREA DE TERIOGENOLOGIA

  • Fernanda Silva Barros Universidade Estadual de Londrina
  • Gabriel Rocha Correia Universidade Estadual de Londrina
  • Luiz Guilherme Corsi Trautwein Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Isabel Mello Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Letícia Amanda Santos da Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino prático, teriogenologia, modelos anatômicos

Resumo

O programa prática hospitalar em Medicina de Animais de Companhia na Área de Teriogenologia (TAC) oferece aos alunos a oportunidade de vivenciar na prática a rotina de atendimentos, procedimentos e ensino no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina (HV-UEL). Este programa tem como objetivo estender a vivência acadêmica dos estudantes, associando-a à prática clínica. A utilização de metodologias ativas de ensino permite o desenvolvimento de raciocínio clínico dos alunos da graduação, com auxílio de professores e pós-graduandos, formando médicos veterinários mais capacitados e com experiência profissional de atendimento no HV-UEL, ainda na graduação. O programa utilizou de modelos anatômicos do sistema reprodutor para treinamento de técnicas e procedimentos realizados pela rotina da TAC. Além disso, permitiu que os participantes realizassem exame físico e anamnese sob orientação dos residentes responsáveis pelo setor, propondo discussões de casos após o atendimento, visando estabelecer estratégias para diagnósticos diferenciais e as condutas de tratamento para os animais atendidos. Também, permitiu o acompanhamento de cirurgias, promovendo a vivência no centro cirúrgico e o conhecimento de técnicas cirúrgicas empregadas. Ao final do vínculo com o programa, os alunos participantes apresentaram um relatório de atividades desenvolvidas e procedimentos acompanhados. Dessa forma, foi possível observar evolução no aprendizado prático, crescimento teórico e mais segurança na execução dos procedimentos. Assim, programas de formação complementar com metodologias ativas são essenciais no aprendizado dos alunos, pois integram diferentes níveis de formação acadêmica, proporcionando o desenvolvimento de habilidades profissionais e de comunicação por meio do contato direto com o público atendido.

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Publicado
2023-01-17