MONITORIA DO PET MATEMÁTICA UEL

  • Ana Clara de Pontes Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Bella Rocxane Martins Figliaggi Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo de Almeida Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Pedro Silva Bufalo Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Antonio Liboni Filho Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Monitoria, ensino, aprendizagem, docência

Resumo

Monitoria é um serviço de apoio pedagógico prestado pelos estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) de Matemática, sendo ela um processo contínuo de ensino aprendizagem, que oportuniza aos monitores a experiência na docência e ao mesmo tempo é um apoio pedagógico aos demais alunos. Seu objetivo é contribuir na formação acadêmica dos estudantes que possuem grades curriculares com disciplinas da matemática. Entende-se contribuir como a experiência do ensino para o monitor que através de observações, induzam os participantes em direção à resposta, de maneira que, estes, consigam chegar ao resultado esperado. A metodologia é a identificação de problemas por meio de raciocínio lógico. Primeiramente, procura-se entender o questionamento do aluno e identificar o seu nível de conhecimento. Os monitores possuem o embasamento teórico por meio dos livros didáticos, e contam com o apoio de outros monitores. Para os integrantes do PET é notável a evolução de suas habilidades de docência, ou seja, esses conseguem compreender as reais dificuldades e os melhores métodos para auxiliar os alunos a sanar essas dificuldades. Logo, contribui para a ampla formação acadêmica dos integrantes do projeto.   Enquanto, para os demais estudantes, a monitoria é um serviço que estes possam rever conceitos, ter um aprofundamento teórico e solucionar problemas. Finalmente, o PET é constituído por discentes da Matemática, permitindo uma maior interação entre esses e da diversidade do público atendido, é um serviço que permite a verdadeira vivência da universidade, em que deve ocorrer uma ampla troca de experiência e interação entre os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-01-17