O PAPEL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEL: EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES QUE ESTÃO ATUALMENTE NO PET

  • Ana Giulia Soares Martines Universidade Estadual de Londrina
  • Tainara Murari de Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Marco Antonio de Almeida Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Bruna de Souza Sanches Universidade Estadual de Londrina
  • Marcelo Romanzini Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Relato de Experiência, Programa de Educação Tutorial, Discentes, Formação inicial

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) une ensino, pesquisa e extensão, proporcionando numerosas experiências aos estudantes que compõem o programa, as quais podem impactar decisivamente a formação inicial dos mesmos. O presente estudo teve como objetivo relatar a percepção dos petianos do curso de Educação Física sobre a importância do PET na sua formação inicial. Para tanto, quatro discentes do curso de Educação Física, integrantes do PET há pelo menos cinco meses, responderam as seguintes questões: "O que o PET representa para você?" e ”Cite alguma experiência vivenciada no PET e como esse aprendizado refletiu em sua vida?". Em consenso, os relatos perpassaram por melhorias relacionadas à formação acadêmica e desenvolvimento pessoal, tais como o aperfeiçoamento quanto ao raciocínio e pensamento crítico, melhor desenvoltura ao falar em público (incluindo apresentações e discussões), facilidade para o trabalho em grupo, habilidade de liderança e escrita acadêmica. Depreende-se dessa forma, a relevância de retratar o tema e a importância do PET para os estudantes do curso de Educação Física. Destarte, verifica-se que o intuito da promoção de atividades está sendo realizada de maneira evidente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-01-18