“QUEM NÃO GOSTA DO SAMBA...”: A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E O ENSINO MUSICAL NAS ESCOLAS

  • Miriã Oliveira Krieger Universidade Estadual de Londrina
  • Debora Victoria de Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Luciana Nonino de Carvalho Cardoso Perei Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo José Kenji Inagaki Universidade Estadual de Londrina
  • Helena Munari Nicolau Loureiro Universidade Estadual de Londrina
  • Leandro Augusto dos Reis Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: música brasileira, samba, cultura afro-brasileira, educação musical escolar

Resumo

A presença da música popular no ambiente escolar é essencial para a construção do conhecimento musical dos estudantes, e, diante disso, o tema deste trabalho consiste em um plano de unidade didática, tendo o fazer musical criativo como elemento central da proposta. Objetivo principal foi a compreensão do samba, por meio de práticas musicais criativas e críticas, de modo a propiciar o contato com a música popular brasileira e suas raízes africanas (Lei nº 10.639). Este projeto ocorreu com duas turmas do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Hugo Simas, localizado no município de Londrina, Paraná, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Interdisciplinar – área de Música. As atividades foram realizadas num período de 5 semanas no contexto da disciplina de Mídias Digitais. Para tanto, pautou-se, principalmente, no modelo C(L)A(S)P, do britânico Keith Swanwick, e nos princípios do método “O Passo”, de Lucas Ciavatta. Ao longo dos encontros semanais, pode-se observar a evolução da percepção rítmica dos estudantes, da noção de grupo, reflexão sobre a nossa cultura, além do cumprimento do elemento central do plano: o fazer musical. Foi possível propor aos estudantes uma experiência musical que dialoga com as diferentes vivências musicais encontradas nas salas de aula e com o ensino formal da música e suas raízes afro-brasileiras. Em suma, tomar consciência da música popular, é também compreender a formação da própria sociedade brasileira, muitas vezes renegada e marginalizada, sobretudo no contexto escolar.

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Publicado
2024-01-18