A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL DE FRANCISCO FERRER Y GUARDIA: PRINCÍPIOS DO RACIONALISMO PEDAGÓGICO

  • Maria Eduarda de Moraes Casari Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Heloisa Molina Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Francisco Ferrer y Guardia, Racionalismo Pedagógico, Principios Educacionais

Resumo

O campo educacional é um objeto de disputa ideológica, e neste aspecto, organizam a lógica de seleção de conhecimentos, metodologias a serem abordadas e os pressupostos na formação de docentes. No campo progressista é consenso a necessidade de mudança das políticas educacionais sobre a atualização da instituição escolar, contudo projetos específicos poucas vezes são articulados com projeções amplas de alteração do sistema de ensino. Em vista disso procuro reavaliar a experiência da Escola Moderna de Barcelona no início do século XX como uma possibilidade a futuras reflexões. A proposta deste trabalho é retomar a visão educacional de Francisco Ferrer y Guardia (1859–1909), apresentando sua concepção educacional racionalista e cientificista. Apesar de seus princípios pedagógicos parecerem premissas do sistema educacional moderno, a aplicabilidade de seus conceitos são escassos, em vista da ausência de sua figura nos espaços e ambientes de formação de professores, e portanto, o objetivo desta apresentação é rememorar sua trajetória e seu pensamento. A metodologia desta pesquisa se baseia nos preceitos de análise de conteúdo de Laurence Bardin, com a abordagem qualitativa de investigação aplicada sobre a obra de Ferrer “A escola moderna” (1912) que aglutina seus ideais revolucionários e o relato da experiência de sua ação pedagógica. Como resultados desta investigação põem em reflexão a aplicabilidade desses fundamentos atualmente. Como consideração final proponho apresentar a concepção do racionalismo pedagógico como proposição educativa para uma práxis revolucionária.

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Publicado
2024-01-18