A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE FUTURO PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

  • Isabelle Ribeiro Bernardes Universidade Estadual de Londrina
  • Marlizete Cristina Bonafini Steinle Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Formação de Professores, Anos Iniciais

Resumo

Atuar como docente nos anos iniciais do ensino fundamental também é uma das atribuições do futuro pedagogo. Esta formação torna-se responsabilidade do Curso de Pedagogia na medida em que capacita futuros profissionais para atuarem na educação. Deste modo, a pergunta a ser respondida neste resumo é: De que maneira a Residência Pedagógica pode contribuir para a formação de futuros professores dos anos iniciais? Este resumo tem por objetivo apresentar as contribuições do Programa Residência Pedagógica, para a formação de futuros professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que, atuarão na docência dos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada na residência que responde a pergunta foi, proporcionar aos residentes um contato mais direto e sistematizado com a prática docente dentro da sala de aula com alunos e professores dos Anos Iniciais; conhecer a vida escolar; participando por 4h semanais durante todo ano escolar; identificar as relações interpessoais existente entre professor e alunos; acompanhar o processo de ensino e aprendizagem; compreender a relação entre a elaboração do plano de aula e a materialização do ensino; saber identificar o que o estudante aprendeu e o que ainda precisa ser retomado do conteúdo ensinado; compreender a relação escola e família. Diante do exposto é possível verificar os inúmeros benefícios para o acadêmico de pedagogia que participa do Programa de Residência Pedagógica. Desta forma, acreditamos que a residência precisa urgentemente ser uma oportunidade para todos os acadêmicos.

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Publicado
2024-01-18