A ESCRITA CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA: CAPACITAÇÃO PARA EDITORIA CIENTÍFICA

  • Daniel de Oliveira Cabral Universidade Estadual de Londrina
  • Gabriel Martins da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Nathália Tavares Bellato Spagiari Universidade Estadual de Londrina
  • Hellen Lima Buriolla Universidade Estadual de Londrina
  • Maíra Bonafé Sei Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: editoração científica, psicologia, processo editorial

Resumo

Os cursos de graduação usualmente contam com disciplinas relativas à metodologia científica e a escrita de trabalhos de conclusão de curso. Em algumas instituições de ensino superior, há programas de iniciação científica, quando o discente de graduação pode realizar uma pesquisa, sendo que o relatório final frequentemente pode ser entregue no formato de artigo científico. A despeito desta suposta capacitação para a escrita científica, nota-se que artigos científicos submetidos a periódicos nem sempre respeitam as normas estipuladas ou apresentam qualidade suficiente para serem aprovados na fase de desk review. Tendo em vista este cenário, objetiva-se discorrer sobre o processo de capacitação realizado no Programa de Formação Complementar intitulado “Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia: Processo Editorial”. Tal projeto conta com a participação de discentes de graduação, pós-graduação, docentes e colaboradores externos que, em decorrência da escassez de avaliadores, contribuem para a avaliação prévia dos artigos submetidos atentando-se para a adequação às diretrizes para autores e aspectos metodológicos. Para tanto, foram realizados encontros de capacitação ao longo dos quais foram abordados textos sobre como escrever artigos de revisão sistemática da literatura, artigos de revisão narrativa, artigos empíricos e resumos de trabalhos acadêmicos. Tais conteúdos foram discutidos coletivamente, favorecendo a compreensão acerca da escrita científica. Após esse momento, os colaboradores passaram a atuar na fase de desk review, contribuindo para o processo editorial do periódico. Compreende-se que tal estratégia não apenas capacita para o exercício da editoração científica, mas para o aprimoramento da própria escrita do discente em suas atividades pessoais de pesquisa.

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Publicado
2024-01-18