A FORMAÇÃO DO CIDADÃO CRÍTICO E REFLEXIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Thyago Lemos Marçal Universidade Estadual de Londrina
  • Maryane Reis de Deus Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Nayara Marques de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Natan da Silva Dias Universidade Estadual de Londrina
  • Tainara Murari de Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Thomas Araujo Franca Universidade Estadual de Londrina
  • Gisele Franco de Lima Santos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Física, formação crítica, cidadania, reflexão, legislação educacional

Resumo

A formação do cidadão crítico e reflexivo é um dos objetivos principais da educação escolarizada, sendo assim é um dos objetivos da Educação Física, enquanto componente curricular. Essa premissa é destacada pela legislação educacional vigente, como a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) 9.394/96. Nesse contexto, a Educação Física desempenha um papel fundamental ao proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais e o professor de Educação Física favorece este desenvolvimento ao promover a relação entre o estudante, o conteúdo e o meio. Pretende-se destacar como a disciplina pode contribuir para o desenvolvimento de pensamentos críticos e reflexivos nos alunos para com sua própria realidade. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão da legislação educacional brasileira, com foco nas diretrizes específicas para a Educação Física e outras obras da área específica que abordam a importância da área na formação do cidadão autônomo. Os resultados destacam que a Educação Física quando relacionada à educação integral do sujeito, pode contribuir significativamente para a formação de cidadãos críticos e reflexivos; isso ocorre por meio da promoção da consciência corporal, da compreensão das dimensões sociais da atividade física e do estímulo ao pensamento crítico sobre questões relacionadas às práticas corporais, à saúde e à sociedade. Desta forma, é ressaltado a relevância do papel docente na formação do sujeito para a cidadania.

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Publicado
2024-01-18