A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO EM CONCURSOS DE PROJETOS DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA

  • Louhainy Tamara Rodrigues Muniz Universidade Estadual de Londrina
  • Maiza Gabriela Delise Universidade Estadual de Londrina
  • Eduardo Hideo Suzuki Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: projeto, arquitetura, concurso

Resumo

O projeto de ensino aproxima os estudantes de arquitetura e urbanismo da prática de projetos, por meio da participação em concursos. Isso é essencial para a formação desses profissionais, que requerem experiência prática na elaboração de projetos. A competição nos concursos ressalta a importância da democracia na seleção dos melhores projetos, especialmente em projetos públicos, proporcionando aos estudantes a oportunidade de se manterem atualizados e aprimorarem suas habilidades. O projeto promove o debate, a criação de propostas conceituais e a análise teórica, enriquecendo a prática metodológica. O principal objetivo é incentivar os estudantes a participar ativamente do processo, permitindo a prática e aprimoramento de metodologias de elaboração de projetos arquitetônicos. A metodologia envolveu a participação em um concurso de arquitetura promovido pelo Ateliê 1901, focado na criação de um espaço colaborativo com bicicletário. O projeto foi desenvolvido remotamente em 2020, incluindo estudos de entorno, análise do público-alvo e desenvolvimento do projeto utilizando software de design. O desenvolvimento do projeto passou por três etapas: estudos preliminares, projeto e apresentação. Os estudos preliminares envolveram pesquisas do público-alvo, resultando em uma proposta de espaço de bricolagem e artesanato. O projeto foi modelado em software de design, permitindo a criação de renderizações e uma apresentação completa. A participação no projeto demonstrou a evolução e a aquisição de experiências em práticas projetuais fora do contexto acadêmico, enfatizando a importância da participação de estudantes em concursos acadêmicos e promovendo a análise crítica dos resultados, contribuindo para o desenvolvimento de profissionais qualificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-18