A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BOTÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID

  • Carlos Eduardo Rodrigues Ambrosio Universidade Estadual de Londrina
  • Helena Maria da Costa dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Julia Cabral da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Julia França Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Carla Aparecida de Barros Universidade Estadual de Londrina
  • Álvaro Lorencini Júnior Universidade Estadual de Londrina
  • Patricia de Oliveira Rosa-Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Botânica, Aula prática, Tecidos vasculares, Fotossíntese, PIBID

Resumo

Para a aplicação do conteúdo de estruturas vegetais, aulas práticas são muito importantes, pois permitem maior compreensão dos alunos sobre os processos vitais da vida vegetal e como ela é interligada com o ambiente. O principal objetivo destas práticas foi demonstrar aos alunos noções básicas da constituição anatômica vegetal, sendo explicado e demonstrado como o sistema condutor e estruturas envolvidas na fotossíntese são encontrados na planta. A aula foi realizada por alunos do PIBID de Ciências Biológicas da UEL no laboratório do Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL), com turmas do 2º ano do Ensino Médio. Antes da prática, foi feita a contextualização teórica do tema: estômatos, suas funções e papel na fotossíntese, e sistema condutor. Inicialmente, foi cortada uma folha de elódea e fixada em lâmina, os alunos observaram com microscópio óptico os estômatos presentes na folha. Para observação em microscópio das estruturas do sistema condutor (xilema e floema), foram feitos cortes transversais no caule de boldo-do-chile, corados com azul de toluidina e fixados em lâmina. A elaboração e desenvolvimento de uma aula teórico-prática proporciona maior interesse no conteúdo proposto, ou seja, explicação teórica pode ser complementada com a observação no microscópio das características internas vegetais e suas estratégias de sobrevivência. Conclui-se que as práticas podem incentivar os licenciados a promoverem aulas mais interativas e dinâmicas para os alunos. Ao explorar conteúdos da botânica pudemos perceber o fascínio dos alunos sobre a área, e com isso encorajá-los à busca do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-18