A INFILTRAÇÃO DE ÁGUA NO SOLO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA COM ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Maria Eduarda de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Karen Almeida de Araújo Universidade Estadual de Londrina
  • Mariane Cristina Mendes Universidade Estadual de Londrina
  • Andréia de Freitas Zompero Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Experimento, Infiltração, Solos

Resumo

O tema escolhido faz parte da unidade temática Terra e Universo (EF06CI11) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no 6º ano no Ensino Fundamental II que tem como objeto do conhecimento forma, estrutura e movimento da Terra. O objetivo deste trabalho foi instigar o interesse dos estudantes através de uma atividade prática sobre o processo de infiltração da água em diferentes tipos de solos. Previamente a aplicação da prática ocorreu uma aula expositiva-dialogada sobre os principais tipos de solos. Após, a atividade foi realizada no laboratório do Colégio Estadual Hugo Simas (Londrina, PR), usando três tipos diferentes de solos (arenoso, humífero e siltoso) que foram colocados em garrafas pet, cortadas de forma que a parte de cima formasse um funil, com o gargalo coberto por gaze e voltado para baixo dentro da outra metade da garrafa que funcionava como o coletor da água. Foi adicionado água aos poucos, nas três garrafas simultaneamente, para analisar os diferentes tempos de escoamento de acordo com a granulometria do solo, os alunos também sentiram as texturas dos solos com as mãos. O resultado obtido foi diferente do esperado pois o solo que continha matéria orgânica deveria ter um tempo de escoamento mais longo, porém a infiltração foi mais rápida do que no solo arenoso. As partículas contidas no solo humífero tinham granulometria maior que a areia, pois era formado por rochas e folhas, portanto, explica-se o observado. Apesar do resultado do ter sido diferente daquele explicado em sala, os alunos compreenderam os motivos.

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Publicado
2024-01-18