A LIGA ACADÊMICA NO APRENDIZADO INDIVIDUAL E DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERPROFISSIONAIS NO PROFISSIONAL CLÍNICO

  • Kaio Yuri Morimoto Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Fernanda Maya Kuriki Pires Universidade Estadual de Londrina
  • Giovanna Greice Capeli Domingues Universidade Estadual de Londrina
  • Suzana Lopes Myszynski Universidade Estadual de Londrina
  • Giulia Mian Assi Universidade Estadual de Londrina
  • Camilo Molino Guidoni Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Farmácia Clínica, Farmacologia, Interprofissional

Resumo

As ligas acadêmicas exibem papel fundamental dentro das universidades por promover o enriquecimento disciplinar dos estudantes. Desse modo, a Liga Acadêmica de Farmacologia e Clínica (LAFAC) da Universidade Estadual de Londrina possui como propósito a realização de encontros remotos semanais síncronos, pautando revisões e discussões de conteúdos acadêmicos e casos clínicos para o desenvolvimento do raciocínio clínico multidisciplinar dos profissionais de saúde. A fim de avaliar as atividades desenvolvidas, o presente trabalho objetivou entrevistar membros ligantes em relação à importância da LAFAC no aprendizado individual e desenvolvimento interprofissional. Para isso, um formulário com questões de múltipla escolha relativas às atividades promovidas e o seu impacto sobre o amadurecimento profissional dos integrantes foi elaborado no Google Forms e enviado a todos os membros ativos da LAFAC, no período de 16 a 19 de outubro de 2023. Realizou-se análise descritiva dos dados. Dos 28 membros elegíveis para o estudo, 18 respostas (64,3%) foram registradas. Majoritariamente, 13 (72,2%) participantes ingressaram na liga no ano de 2023 e ainda não atuam dentro das diretorias disponibilizadas, se caracterizando apenas como ouvintes. Dez (55,6%) relataram a liga como uma grande colaboradora no aprendizado científico pessoal. Os integrantes destacaram a organização pessoal (n=13; 72,2%) e o trabalho em equipe, pesquisa científica e relação interprofissional (n=10; 55,6%) como as principais habilidades adquiridas na LAFAC. Em síntese, a liga acadêmica coadjuvou tanto no aprendizado acadêmico individual, quanto no aperfeiçoamento das relações interprofissionais e pesquisa científica dos participantes ativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-18