A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARANAENSE: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES SOBRE O EDUCATRON

  • Vitória Alves de Morais Universidade Estadual de Londrina
  • Jeani Delgado Paschoal Moura Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Metodologia ativa, Educação, Paraná

Resumo

A discussão acerca da importância da tecnologia no ensino de geografia, objetiva demonstrar como os professores e seus estudantes podem se beneficiar dessa ferramenta auxiliar da aprendizagem. Como metodologia, refletiu-se sobre o uso da tecnologia em sala de aula na visão de 18 educadores de geografia atuantes na rede pública estadual na região de Londrina/PR, por meio da análise da aplicação de questões enviadas através do Google Forms, além das experiências de observação e interação nas escolas obtidas durante as atividades proporcionadas pela licenciatura em geografia, da Universidade Estadual de Londrina. Logo, constatou-se que a maior queixa foi a não capacitação dos docentes para o manuseio do instrumento, bem como a internet não suportar o planejamento do professor com vídeos. Porém, de acordo com os docentes entrevistados, alguns conteúdos se tornaram mais fáceis de serem ilustrados, principalmente porque agora não é somente imagem e pode ocorrer pesquisas instantâneas de informações e dados específicos, sendo um processo moderno que possibilita a imersão dos estudantes no conteúdo e na tecnologia. Assim, o Educatron é um instrumento didático que facilitaria caso todas as instituições possuíssem uma internet adequada e o Estado do Paraná deve oferecer o equipamento e a estrutura necessária às instituições a fim de conseguir unir, de fato, a tecnologia com o ensino objetivando obter, em tese, estudantes mais animados e dispostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-18