A UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

  • Victória Heloísa Melo da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Letícia Cavalcante dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Tânia Aparecida da Silva Klein Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: aulas práticas, microscópio, alfabetização

Resumo

O conceito de seres vivos é um tema complexo no ensino de Ciências. Definir o que tem vida, e saber diferenciá-los de outros componentes na natureza pode ser um desafio na aprendizagem. Além disso, o material pedagógico teórico oferecido pelas plataformas educacionais, apresentam certa superficialidade nas informações, levando os alunos a terem uma compreensão rasa sobre o que são os seres vivos e sua composição. O presente projeto visa analisar o impacto da utilização de aulas práticas em laboratório, no interesse e aprendizado dos alunos, a fim de manter a participação ativa em sala de aula. Foram realizadas aulas práticas em laboratório no Colégio Estadual Antônio Moraes de Barros, com os alunos do 8° e 9° ano, com o tema “Seres vivos”. Os alunos receberam uma atividade investigativa, com uma situação problema, seguida de perguntas sobre o conceito de ser vivo. Foram disponibilizadas amostras de lâminas contendo exemplares de ser vivos e não vivos, para que os alunos pudessem analisar e responder as perguntas. Durante a prática foi notável a participação ativa dos alunos, devido a mudança de ambiente e o contato com materiais de laboratório, além de despertar a curiosidade e incentivar a construção do pensamento científico. Conclui-se que atividades práticas têm efeito significativo no ensino e aprendizagem dos alunos, sobretudo o uso de materiais experimentais presentes na escola, a fim de obter maior aproveitamento dos espaços escolares e contribuir com a educação.

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Publicado
2024-01-18