ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O BULLYING: REFLEXÕES E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Jessica Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Tainã Aparecida Teixeira da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Marlizete Cristina Bonafini Steinle Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Tecnologias Digitais, Formação Docente

Resumo

O presente relato trata da mediação de atividades relacionadas ao bullying, com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, no contexto do Programa de Residência Pedagógica. Esta experiência ocorreu paralelo ao curso de “Formação: Tecnologias Digitais como Mediadoras das Práticas Educativas”, que teve como proposito a criação de estratégias relacionadas aos depoimentos dos alunos sobre o bullying, e a incorporação de ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, com atenção à reflexão sobre o cyberbullying. O objetivo do relato é demostrar a importância das metodologias ativas na prática docente. As atividades desenvolvidas tinham o propósito de sensibilizar os estudantes quanto à natureza da violência presente nas escolas, denominada de bullying. O desdobramento das atividades revelou-se satisfatório, com reflexões profundas e de relevância junto aos estudantes do 5º ano. A fim de atingir o objetivo proposto, adotou-se uma abordagem baseada nas metodologias ativas, complementada pela análise crítica. Assim, durante a execução, tratamos de temas como diversidade, valores, identidade e autoestima. Nesse contexto, as metodologias ativas foram valiosas, destacando a necessidade do professor diversificar sua prática para efetivamente engajar os estudantes na construção do conhecimento e na formação de cidadãos conscientes e empáticos. Consideramos que o trabalho desenvolvido como os estudantes sobre o bullying, foi muito significativo, tanto para os alunos do 5º ano, como para nós acadêmicos. Destacamos que desenvolver a proposta pedagógica, como participar do Curso Tecnologias Digitas, só foi possível pelo fato de estarmos participando da Residência Pedagógica.

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Publicado
2024-01-18