APRENDIZADO ATRAVÉS DA MODELAGEM DE UMA EMPRESA DE ASSESSORIA TÉCNICA

  • Antoni Garcia Universidade Estadual de Londrina
  • Ana clara dos santos Universidade Estadual de Londrina
  • Amanda Gobeti Barro Universidade Estadual de Londrina
  • Camila Durães Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Isabella Pelepka Siqueira Universidade Estadual de Londrina
  • Jean Victor Thanios Hajjar Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Maria Bridi Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino, metodologias ativas de aprendizagem, simulação profissional

Resumo

A criação hipotética de uma empresa de assessoria técnica em um ambiente acadêmico tem um impacto considerável na formação dos estudantes, além de aplicar o conhecimento teórico em situações reais. O objetivo da temática proposta foi estimular a criatividade e a desenvoltura dos estudantes ao longo da dinâmica. O trabalho foi realizado em uma reunião do grupo de estudos GPAC onde foi dividida a turma em três grupos que defenderiam diferentes métodos de insensibilização em peixes, sendo eles: percursão, eletronarcose e termonarcose. Após a explanação, os grupos tiveram 20 minutos para a elaboração da proposta para defender o método escolhido de insensibilização pré-abate de peixes, oferecendo um serviço de consultoria especializada para um frigorifico hipotético. Em seguida, os grupos tiveram 5 minutos para apresentação a proposta. Ao final, responderam três perguntas dos grupos concorrentes. Cada grupo foi avaliado pelos acadêmicos do programa de pós-graduação em Ciência Animal. A nota final de cada grupo foi a média das fichas de avaliação. A equipe ganhadora foi premiada na reunião seguinte. Observou-se um engajamento grande de ambas as equipes para a elaboração das propostas, o que promoveu um ambiente de estudos muito favorável para desenvolver soluções inovadoras para a problemática. Com a dinâmica foi possível observar o desenvolvimento de habilidades como, empreendedorismo, comunicação e argumentação. Também, foi possível notar uma evolução individual de cada pessoa nas reuniões seguintes. Conclui-se que o uso de metodologias ativas são importantes para desenvolver a autonomia, espírito de equipe, oratória e conhecimento técnicos dos alunos, promovendo um impacto positivo na vida profissional dos estudantes de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-19