ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE O USO DO CIGARRO ELETRÔNICO

  • Gabriele Rossatto Pena Universidade Estadual de Londrina
  • Beatriz Martins da Costa Passos Moreira Universidade Estadual de Londrina
  • Vanessa Silva Michelan Universidade Estadual de Londrina
  • Andreia de Freitas Zompero Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino por investigação, cigarro eletrônico, tabagismo

Resumo

O ensino por investigação é uma excelente metodologia para colocar o aluno no papel de protagonista. Pensando nisso, a atividade desenvolvida foi realizada no primeiro semestre de 2023 com alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública do Paraná, com a temática cigarro eletrônico, o qual se enquadra no Tema Contemporâneo Transversal Saúde da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo do Paraná. O objetivo da atividade foi fazer o aluno investigar e criar hipóteses para solução de problemas. A atividade consistia em oferecer uma situação problema em que um adolescente gostaria de abandonar o vício do cigarro convencional e estava com dúvidas se compensava para a sua saúde utilizar o cigarro eletrônico. De início, os alunos formularam uma hipótese com base apenas no conhecimento prévio e posteriormente foram entregues textos a favor e contra o uso do cigarro eletrônico, a fim de fornecer dados para que eles comprovassem ou refutassem suas hipóteses. Após a leitura dos textos, a maioria dos alunos teve a sua hipótese confirmada, porém o assunto acabou gerando discussões em sala de aula, e os alunos apresentaram argumentos contra e a favor do uso do aparelho, além daqueles fornecidos. Tal metodologia trouxe o aluno no papel de protagonista, principalmente por ser um conteúdo em que alguns apresentavam bastante familiaridade, tornando a aula mais dinâmica e colaborativa. Os alunos que normalmente não contribuíam para as aulas expositivas apresentaram maior participação na metodologia do ensino por investigação.

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Publicado
2024-01-22