AULA PRÁTICA POR ESTAÇÕES RELACIONADAS AOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO

  • Beatriz Martins da Costa Passos Moreira Universidade Estadual de Londrina
  • Gabriele Rossatto Pena Universidade Estadual de Londrina
  • Vanessa Silva Michelan Universidade Estadual de Londrina
  • Andreia Freitas Zompero Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: aprendizagem, ciência, educação

Resumo

A compreensão da composição, funcionamento e localização das partes do corpo humano são importantes para os alunos tanto para favorecer o cuidado com o próprio corpo e identificar quando algo não está bem, como para a compreensão desses assuntos nos vestibulares. O objetivo deste trabalho foi oportunizar aos estudantes a compreensão integrada dos sistemas do corpo humano por meio de trabalho em grupo de maneira que construíssem de forma dinâmica seus conhecimentos. Previamente os temas foram pesquisados e foram elaboradas questões para explorar cada sistema do corpo humano e seus funcionamentos integrados. A atividade foi desenvolvida com turmas do 2º ano do Ensino Médio, no laboratório de Ciências, no primeiro semestre de 2023. Para que os alunos respondessem as questões, materiais como banners informativos, letra de música e modelos didáticos foram dispostos nas bancadas, formando um circuito com diversas etapas. Cada grupo deveria passar por cada etapa respondendo às perguntas dispostas nas bancadas. Como resultado, os alunos tiveram uma aula interativa, na qual foram expostos à perguntas que exigiam que realizassem uma busca ativa, trabalhando a questão investigativa, além de possibilitar discutir suas respectivas respostas e explorar o próprio material com seus colegas. Neste processo, percebemos que surgiram dúvidas que talvez não ocorresse se o conteúdo fosse exibido em um formato mais tradicional. O tema pôde ser abordado em todas as turmas do ensino médio, mas é importante ressaltar que o modelo pode ser adaptado para diversos conteúdos e turmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-22