AULAS PRÁTICAS – A IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA DA COVID-19

  • Beatriz Bianchini Universidade Estadual de Londrina
  • Eloisa Merissi Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Rebeca Natal Zago Universidade Estadual de Londrina
  • Thamires Gonçalves dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Paola Sussai Cezare Universidade Estadual de Londrina
  • Álvaro Lorencini Júnior Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia de Oliveira Rosa-Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Aulas práticas, Biologia, Pandemia, Ensino

Resumo

Diante de um cenário pós-pandemia Covid-19, nos deparamos com a necessidade do desenvolvimento de estratégias que restabelecessem a conexão dos alunos com o ensino presencial. O ensino remoto prejudicou o aprendizado, pois este não estava ao alcance de muitos alunos e sua eficiência foi e ainda é questionável. À frente de uma sala de aula afetada por esses impactos, buscamos recapitular o conteúdo defasado e complementar o entendimento através de aulas práticas. Considerando que essa metodologia viabiliza maior conexão do aluno com o professor e com o conteúdo, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo de atribuir significado às aulas teóricas aplicadas, buscando maior compreensão. Uma sequência de aulas práticas foi ministrada na disciplina de Biologia, com turmas de 3° e 4° anos do ensino médio e técnico em Administração, no Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL), compreendendo os períodos entre março e julho de 2023. Os conteúdos abordados foram citologia, transporte de membrana e divisão celular, com o auxílio de lâminas, microscópio óptico e até produtos do dia a dia dos alunos, além de roteiros e questionários. Os discentes, inicialmente, relataram as dificuldades em definir o que é célula e suas estruturas, mas com a realização das práticas, foi possível observar que as trocas e experiências proporcionadas foram essenciais para superar desafios deixados pela pandemia, viabilizando maior apropriação dos conteúdos pelos alunos, auxiliando-os na construção de seus conhecimentos e possibilitando a associação entre o conteúdo abstrato e o concreto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-22