CAA – CENTROS DE AUTOACESSO E PROMOÇÃO DA AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

  • Caroline de Oliveira e Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Marta A. Oliveira Balbino dos Reis Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Autonomia, Centro de Autoacesso, Língua Estrangeira

Resumo

A promoção da autonomia na aprendizagem carece, ainda, de consolidação em nosso meio social e educacional. Essa carência frequentemente se reflete na fase de transição do Ensino Básico para o Ensino Superior e, até mesmo, no ambiente profissional dos estudantes. Em geral, os jovens estão habituados a depender de seus professores ou do ambiente escolar para direcionar suas tarefas de aprendizagem. Nesse contexto, os Centros de Autoacesso (CAA) ocupam papel relevante na construção da iniciativa e proatividade dos alunos no gerenciamento de seus estudos. Nesta comunicação, temos o objetivo de discorrer sobre nossa participação como aluna colaboradora bolsista no Programa de Formação Complementar CAA/Centro de Autoacesso: Estratégias de Aprendizagem em Línguas Estrangeiras, no período de setembro de 2022 a julho de 2023. Os CAA são ambientes físicos e virtuais destinados à promoção da aprendizagem autônoma de línguas estrangeiras/adicionais. Sua configuração exige diferentes demandas de organização e manutenção dos acervos físicos e virtuais bem como o gerenciamento de sites e redes sociais. Nossas atribuições se concentraram nas ações necessárias para a reabertura de atividades presenciais do CAA no período pós-pandemia. Para tanto, realizamos treinamento na Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI) da universidade e participamos de reuniões periódicas com a coordenação do Programa. Por meio de nossa experiência, pudemos comprovar a relevância desses centros para auxiliar academicamente os alunos em um momento tão importante que é o ingresso na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-22