CANTAR, BRINCAR E APRENDER: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO PARTE DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Rosicléa Rodrigues da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Rayssa Zarbinatti Micheleti Universidade Estadual de Londrina
  • Jefferson Alves da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Reichert Assunção Tonelli Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Educação Infantil, Ensino de Língua Inglesa, Aprendizagens significativas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compartilhar as experiências de trabalho do primeiro semestre de 2023, decorrentes da participação da residência pedagógica interdisciplinar entre os cursos de Letras-Inglês e Pedagogia, sendo a residência um programa vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. As nossas ações foram desenvolvidas por dois residentes discentes do curso de Letras-Inglês, uma professora preceptora e uma professora coordenadora no Centro Estadual de Educação Infantil do Campus da Universidade Estadual de Londrina - CEEI Campus UEL. O trabalho pedagógico envolveu duas turmas, sendo essas, educação infantil - EI5 e educação infantil - EI6, com grupos contendo 17 e 20 crianças, respectivamente. As crianças tiveram contato com as atividades da residência pedagógica todas às quartas-feiras, com duração de 45 minutos. Como fundamentação para elaboração das propostas semanais, tivemos como base as interações, brincadeiras e campos de experiências dispostos no eixo da Base Nacional Comum Curricular, recomendados para a utilização na educação infantil, além da teoria sociointeracionista de Vygotsky. Como resultado das experiências que tivemos, percebemos a curiosidade e envolvimento das crianças com as atividades desenvolvidas, sobretudo pelo engajamento e integração à rotina ao brincarem e verbalizarem palavras, comandos e fragmentos de canções. Para nós, essas experiências foram significativas e reforçam a possibilidade e necessidade de trabalhar a língua inglesa na educação infantil por meio de diversos recursos semióticos, tais quais as brincadeiras, histórias infantis, desenhos e músicas, contextualizados com a realidade relativa à infância, possibilitando aprendizagens expressivas e eficazes.

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Publicado
2024-01-22