CONSCIENTIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: OS MALEFÍCIOS DO CIGARRO ELETRÔNICO

  • Karen Almeida de Araújo Universidade Estadual de Londrina
  • Lucas Rodrigues de Freitas Dorigo Universidade Estadual de Londrina
  • Mariane Cristina Mendes Universidade Estadual de Londrina
  • Andréia de Freitas Zompero Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: cigarro eletrônico, conscientização, divulgação científica, biologia

Resumo

Devido ao aumento do uso de cigarros eletrônicos entre jovens, o Governo Estadual do Paraná demandou que as escolas abordassem o tema em um esforço conjunto entre todas as disciplinas e professores para conscientizar os alunos. Com o objetivo de discutir esse processo em uma experiência que impactasse estudantes, foi proposta uma oficina, dentro das disciplinas de Ciências e Biologia, com as turmas do 6° ano do Ensino Fundamental II e os 1° e 2° anos do Ensino Médio da Escola Estadual Hugo Simas/PR. Inicialmente foi apresentado o artigo científico, – “Cigarros Eletrônicos Desestabilizam a Homeostase Lipídica Pulmonar e a Imunidade Inata, Independente da Nicotina”, em tradução livre – o qual demonstra os impactos nocivos e diretos dos “vapes” nos macrófagos dos nossos pulmões, os quais acumulam lipídeos causando obstrução nas vias aéreas. Para facilitar a compreensão, foi preparado um resumo e distribuído para serem feitas rodas de leituras e de conversas; posteriormente foi realizada uma aula expositiva sobre os processos e metodologias da pesquisa, explicando com detalhes os resultados do estudo; e, por fim, os alunos realizaram como produto da oficina exemplos de publicações informativas para as redes sociais com o intuito de divulgar, com bases científicas, os malefícios dos dispositivos eletrônicos para fumar. Essa metodologia buscou conscientizar e estimular diferentes habilidades bem como promover o protagonismo dos alunos. Os resultados observados demostram o quão fundamental é explorar problemáticas cotidianas, que afetam diretamente a vida desses jovens, de uma forma diferente para potencializar o impacto e a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-22