CONSTRUINDO A IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Pâmela Caroline dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Clara Rodrigues Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Nídia Mara Pereira Hayashi Universidade Estadual de Londrina
  • Carla Cristiane da Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Identidade Docente, Residência Pedagógica, Educação Física

Resumo

Introdução. A escola é o espaço de aprendizagem da profissão e de construção da identidade docente. Este processo deve ocorrer com a interlocução da Escola e Universidade, sendo que o Programa de Residência Pedagógica (PRP) promove essa articulação. Objetivo. Relatar as experiências vivenciadas por 2 residentes da Educação Física frente aos primeiros desafios da regência. Metodologia. O PRP foi realizado na Escola Municipal Professora Geni Ferreira em Londrina –Pr. Este relato é sobre a primeira fase do PRP que ocorreu em 2 turmas de 3º e 5º anos. Realizaram-se 10 aulas de observações e codireções e 20 direções de aula. Resultados. A preceptora foi muito acolhedora, indicando os caminhos nas observações e codireções, assim como do espaço escolar e as possibilidades de trabalho. A regência no 3º ano foi com o conteúdo de capacidades físicas, e ensinamos sobre a força muscular e a coordenação motora. No 5º ano foram ensinados jogos de perseguição, dentro da unidade temática de jogos e brincadeiras. Os escolares realizaram pesquisa sobre jogos e brincadeiras tradicionais, trazendo para a sala de aula o conteúdo pesquisado e na sequência sua aplicação prática. Seguiram-se 9 aulas sobre as capacidades físicas com foco na cardiorrespiratória e posteriormente a flexibilidade. Considerações Finais. Conclui-se que a regência das aulas a partir do PRP foi potencializada com o auxílio e atenção da preceptoria e o acompanhamento no chão da escola mais próximo proporcionou uma experiência construtiva e mais segura para a formação da identidade docente ainda no processo de formação inicial em licenciatura.

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Publicado
2024-01-22