CRIAÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA NA GRADUAÇÃO

  • Giovana Bertoncini Universidade Estadual de Londrina
  • Mariane Ricciardi Universidade Estadual de Londrina
  • Pamela Miguel Universidade Estadual de Londrina
  • José Luciano Tavares da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Gisele Bertolini Universidade Estadual de Londrina
  • Priscila Cassolla Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Metodologia ativa, Neurofisiologia, Biomedicina, Fisiologia Endócrina

Resumo

A busca por formas criativas de inserir a disciplina de Fisiologia, que despertem a curiosidade científica, o senso crítico e o raciocínio do discente, é importante para o desenvolvimento de autonomia e a aquisição de competências essenciais de sua formação acadêmica e profissional. Desta forma, o presente trabalho teve como principal objetivo a elaboração de problemas para serem utilizados como metodologia ativa para o ensino de Fisiologia no curso de graduação em Biomedicina da Universidade Estadual de Londrina. Para tanto, foi feito planejamento com base na matriz curricular do curso e na ementa da disciplina 6CIF054 – Neurofisiologia e Fisiologia endócrina para a definição dos temas e tópicos a serem estudados. Após revisão do conteúdo de cada tema e suas aplicações práticas por meio de pesquisa na literatura acadêmica, foram elaborados dois problemas sobre neurofisiologia intitulados “Vias sobem e descem" e "Sono nada reparador", e quatro problemas sobre fisiologia endócrina intitulados "Bócio", "Urina doce", "Esses ovários...", e "Não é diabetes?". Cada problema foi construído com metas educacionais pré-definidas, como a compreensão de conceitos fisiológicos, habilidades de resolução de problemas e raciocínio crítico. A experiência na elaboração dos problemas de fisiologia fortaleceu a compreensão dos princípios fisiológicos e enfatizou a importância do ensino desses tópicos aos futuros profissionais de Biomedicina. Acreditamos que esses problemas contribuirão significativamente para o desenvolvimento das habilidades de ensino e do raciocínio dos mecanismos fisiológicos dos estudantes e, consequentemente, na formação de profissionais competentes na área da saúde.

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Publicado
2024-01-22