DINÂMICA DE RECEPÇÃO AOS NOVOS INGRESSANTES DO ANO LETIVO

  • Maria Fernanda Santos Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Isadora Karytta de Lima Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Millena de Paula Taufman Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Alexandre Biz Universidade Estadual de Londrina
  • Raquel Bragueto Ruiz Universidade Estadual de Londrina
  • Vitória Maria Fini Dias Universidade Estadual de Londrina
  • Regina Célia Bueno Rezendo Machado Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: saúde-mental, acolhimento, universitários, dinâmica

Resumo

O momento de transição da vida pré-vestibular para a vida acadêmica é marcada por sentimentos de medo, insegurança e principalmente choque de encarar um novo desafio. Entendendo este cenário, se fez necessário o preparo de uma recepção aos ingressantes para que possamos criar um local acolhedor no qual poderiam falar sobre seus sentimentos e explorar mais o ambiente da universidade. Hoje em dia sabemos da tamanha diversidade que nosso país possui, e dentro da universidade não poderia ser diferente. A dinâmica tem como objetivo promover a aproximação dos alunos das diferentes áreas da saúde, e dessa forma proporcionar um ambiente receptivo para os inúmeros alunos, que carregam suas histórias, culturas e particularidades. A dinâmica é organizada pelo Programa de Apoio ao Docente e Discente (PADD) com apoio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) para os alunos do primeiro ano dos cursos do CCS. Os discentes sentinelas do PADD e um docente acolhedor responsável se juntam para a execução da dinâmica durante a primeira semana de recepção. O tema base da dinâmica se resume ao “Respeito à Diversidade”. A dinâmica é dividida em 3 partes. Primeiro com uma atividade quebra gelo. Em seguida, uma atividade de apresentação. Em sequência, uma dinâmica de diversidade das cores. Ao finalizar todas as atividades, é feito um momento de fechamento e avaliação da dinâmica. Diante disso, enfatizamos a importância de realizar a recepção dos ingressantes de forma acolhedora e proporcionando a interação entre os estudantes dos diferentes cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-22