DIREITO EM PAUTA: PALESTRAS SOBRE RACISMO NO COLÉGIO ESTADUAL PROFª. MARGARIDA DE BARROS LISBOA NA TURMA 8° ANO

  • Julia Udenal Rochinski Universidade Estadual de Londrina
  • Breno Spaulonci Lajara Universidade Estadual de Londrina
  • Gabriella Parpinelli Brosso Universidade Estadual de Londrina
  • Heloisa Souza Melo Universidade Estadual de Londrina
  • Matheus Manfio Piva Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Vitor de Paula Netto Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Kiyosen Nakayama Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: instituição pública, injúria racial, alunos

Resumo

O resumo relatorial em questão trata sobre a palestra ministrada à turma do 8° ano B do colégio supracitado. As palestras foram designadas pelo Projeto de Pesquisa e Ensino “Carreira Jurídica in loco” do Departamento de Direito Privado da Universidade Estadual de Londrina (UEL), sob a orientação da Prof. Dra. Juliana Kiyosen Nakayama. O tema abordado abrangia racismo e injúria racial, com intuito de mostrar a diferença entre os dois crimes previstos na ordem normativa. Para entenderem a diferença entre os temas, a intenção inicial era utilizar uma didática efetiva, em que a palestrante induziria os alunos a participarem, por meio de perguntas e interações. Após explicar a distinção entre racismo e injúria racial, iniciaria uma dinâmica. No entanto, diferentemente da primeira turma onde foi ministrada a palestra, os alunos não apresentaram interesse em participar da dinâmica, apenas acrescentaram comentários entre os colegas de turma. Mesmo assim, a palestra ocorreu normalmente, mas de maneira expositiva. Ao final, foi mostrado aos estudantes as consequências jurídicas que a prática de tais delitos resulta, com enfoque em ilustrar que mesmo para eles, menores de dezoito anos, há sim sanções. Além de que, ao perceber que a turma era mais dispersa, a palestrante optou por mostrar aos alunos as consequências psicológicas que os ataques racistas e de injúria podem trazer a vítima, apelando para o emocional, buscando persuadi-los a não cometerem tais delitos. Por fim, a experiência de palestrar agregou aprendizados inexplicáveis, além de mostrar a realidade e comportamento dos estudantes de instituições públicas.

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Publicado
2024-01-22