DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS ABORDANDO O SISTEMA DIGESTÓRIO DE RUMINANTES PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

  • Willian Cutrim dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Thiago Monteiro Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Karine Fernanda da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Rebeca Luiza de Medeiros Universidade Estadual de Londrina
  • Mauro Leonelli Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Fernanda Rodrigues Graciano Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: aprendizagem baseada em problemas, raciocínio clínico, metodologias ativas

Resumo

Para a formação do médico veterinário, o desenvolvimento do raciocínio clínico é habilidade essencial para a análise integrativa de casos clínicos. Esse aprendizado pode ser introduzido logo nos primeiros anos de graduação. O método educacional de aprendizagem baseada em problemas aborda casos clínicos e problemas reais ou fictícios no processo de ensino-aprendizagem. Este projeto teve como objetivo a utilização de casos clínicos em Medicina Veterinária e a aplicação destes na disciplina de Fisiologia dos Animais Domésticos, como auxílio na aprendizagem dos mecanismos homeostáticos e processos fisiológicos. Foram abordados dois casos sobre acidose lática ruminal aguda e diarreia em ruminantes coletados dos prontuários e rotina da Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais do Hospital Veterinário da UEL. Após reunir as informações dos prontuários, os casos foram descritos e discutidos entre os participantes do projeto para a organização da apresentação aos estudantes do ciclo básico. Ao final das descrições, foi respondido um questionário de avaliação dos casos (CAAE 38926020.7.0000.5231) utilizando-se escalas de Likert (1 a 5) e feita a análise das medianas das respostas. Após análise e adequações, avaliamos que os casos descritos foram bem formulados, apresentando linguagem clara e objetiva, retratam a ocorrência da rotina clínica, estimularam a formulação de hipóteses e busca por informações. As metodologias alternativas de ensino revelam-se fundamentais para a aprendizagem ativa do estudante de medicina veterinária. Os casos descritos serão aplicados na disciplina regular para avaliar sua aplicabilidade e necessidade de adaptações.

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Publicado
2024-01-22