EDUCAÇÃO FÍSICA EM LIBRAS: UM OLHAR A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Rafaela Favorin Agostinho Universidade Estadual de Londrina
  • Michelle do Nascimento Gobetti Universidade Estadual de Londrina
  • Carla Cristiane da Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação, infância, deficiência auditiva

Resumo

Introdução. A comunicação entre professores e alunos com deficiência auditiva é um grande desafio, especialmente quando se fala em formação inicial docente. Objetivo. Relatar a experiência no programa de residência pedagógica (PRP) em Educação Física em crianças com deficiência auditiva. Metodologia. O PRP foi realizado no Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES). O ILES oferece ensino bilíngue, sendo Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Língua Portuguesa com educação integral. O PRP ocorreu em 2 turmas de 3 e 4 anos, com 10 aulas de observação, 22 aulas de co-direção e 22 aulas de regência. Resultados. Os resultados a partir da experiência foram muito positivos, com destaque para o auxílio da preceptora da escola-campo. A preceptora inicialmente conduzia as atividades das aulas LIBRAS e traduzia verbalmente para auxiliar no aprendizado da residente. O acompanhando das crianças de diferentes faixas etárias na entrada, intervalo e saída do turno escolar agregaram muito a compreensão e incorporação da LIBRAS. De forma que inicialmente a residente conhecia pouco sobre a linguagem, no entanto, com a riqueza e amplitude do aprendizado o período das 22 regências foram conduzidos com mais segurança e assertividade. Durante as regências foi possível avaliar o desenvolvimento motor, assim como realizar aulas com circuito motor, lateralidade, equilíbrio, manipulação de objetos, motricidade fina e global. Conclusões ou Considerações Finais. Conclui-se que embora desafiador o contato e o vínculo estabelecido com crianças com deficiência auditiva potencializou a escolha da área de atuação e estudos da residente.

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Publicado
2024-01-22