EDUCAÇÃO INFANTIL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO MEDIADORAS DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

  • Taila Winther Universidade Estadual de Londrina
  • Nathalia Martins Beleze Universidade Estadual de Londrina
  • Eliacir Neves França Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: educação-infantil, formação-inicial, tecnologia

Resumo

O presente estudo é um relato de experiência decorrente da participação no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina. Esse programa proporciona uma imersão no contexto escolar, permitindo vivenciar e compreender a ação docente. A experiência ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil, localizado na zona oeste do município de Londrina-Paraná, especificamente na turma do P4 com 20 crianças. O objetivo do relato é refletir sobre o papel das tecnologias digitais como mediadoras nas práticas educativas na Educação Infantil. A proposta foi ampliar a percepção do espaço com as crianças, para isso foi solicitado às famílias o endereço das crianças e por intermédio dos tablets, foi possível acessar a plataforma “Google Earth” em suas três dimensões: Modo Globo, Satélite e Street View que era a função que permite visualizar imagens reais do endereço. O desenvolvimento da proposta mostrou-nos a importância do uso das tecnologias digitais de forma intencional, compreendendo o potencial formativo. Foi possível perceber que essa experiência promoveu repertório para as crianças, através do reconhecimento do espaço em que vive e uma ampliação para outros lugares e dimensões. Considera-se que esta proposta resultou na aprendizagem e desenvolvimento das crianças e da residente, pois, o Programa Residência Pedagógica estabelece uma relação dialética entre a universidade e a educação básica.

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Publicado
2024-01-22