ENSINO DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PIRÂMIDES HUMANAS

  • Rafael Marques França Universidade Estadual de Londrina
  • Simone Cristina Silva Romanha Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Maria Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Física, Ensino, Sequência didática, Ginástica, Pirâmides Humanas

Resumo

Este estudo trata do ensino da Ginástica, no âmbito das aulas de Educação Física, especificamente sobre o ensino da composição de pirâmides humanas, temática da modalidade de Ginástica Acrobática. Ele foi desenvolvido nas atividades do PIBID/UEL 2023. Trata-se de uma intervenção que teve como referência as Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Física, respeitando os objetivos e os conteúdos a serem ensinados ao 5º ano do ensino fundamental. Organiza e sistematiza sete planos de aulas, estruturando uma sequência didática, com descrição das principais atividades, como o “Jogo das Pirâmides Humanas” e a observação e análise de vídeos de apresentações da ginástica acrobática, com ênfase nas posições e funções dos ginastas na formação/composição da pirâmide humana. Apoia-se em uma metodologia ativa que considere os estudantes sujeitos de sua aprendizagem. Há que realçar que a metodologia proposta se fundamentou na perspectiva da Teoria da Motricidade Humana, sob a égide do “ser inteiro”, do sentido e do significado, da intencionalidade operante, do ser práxico e da transcendência e evolução. O conteúdo foi estudado, refletido, observado, analisado, reelaborado (quando da realização das formações em si), em atividades diversificadas e desafiadoras. Dessa forma, acreditamos ter contribuído para a formação cidadã dos estudantes na medida em que, por meio de múltiplas linguagens, puderam se expressar e compreender sobre o universo da Ginástica.

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Publicado
2024-01-22