ENSINO DA SEMIOLOGIA RESPIRATÓRIA EM AMBIENTE AMBULATORIAL

  • Yunes Ahmed Kohatsu Geha Universidade Estadual de Londrina
  • Isabelle Batista de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Daniel Felipe Piva dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Renato Rubia Garcia Júnior Universidade Estadual de Londrina
  • Kleber Henrique de Carvalho Juliani Universidade Estadual de Londrina
  • Fatima Mitsie Chibana Soares Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: pneumologia, semiologia respiratória, atendimento ambulatorial, atividades teórico-práticas, formação médica

Resumo

O estudo da pneumologia tem ganhado mais importância devido a ascensão do número de doenças respiratórias, impactando no cotidiano de inúmeros indivíduos. Dessa forma, é necessária uma formação robusta no campo da pneumologia, com aprofundamento do conhecimento acerca dessas doenças, concomitante há um aperfeiçoamento da técnica semiológica pulmonar. O projeto “SEMIOLOGIA RESPIRATÓRIA EM AMBIENTE AMBULATORIAL - ENSINANDO E PRATICANDO”, criado em 2017, tem por objetivos a prática semiológica no Ambulatório de Especialidades do HC de Londrina, garantir o aporte teórico por meio de aulas teórico-práticas com médicos preceptores e incentivar a produção científica. Aproximadamente 48 estudantes de medicina do grupo Pulmonare revezam-se semanalmente no ambulatório, auxiliando os preceptores no atendimento dos pacientes. Entre os anos de 2022 e 2023, na frente do ensino, as aulas teóricas centraram-se no ensinamento do conhecimento fundamental da área de pneumologia, sendo realizadas 8 palestras, cujos temas variaram desde anatomofisiologia do sistema respiratório, até doenças respiratórias de relevância médica. No mesmo período, a frente de pesquisa, submeteu 8 trabalhos científicos em congressos e mostras científicas, sendo a maioria relatos de casos do ambulatório da Pulmonare. Por fim, a frente de extensão realizou atividades voltadas para o atendimento e conscientização da população, como a participação no projeto “The Street Store”, ensino de BLS para estudantes do ensino médio e campanha contra o tabagismo no Hospital de Clínicas da UEL. Portanto, o Grupo Pulmonare auxilia no ensino dos alunos, contribuindo para a formação de profissionais de excelência e no processo, gerando impactos positivos na comunidade externa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-22