ENSINO DO JOGO DE XADREZ E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID

  • Thiago Aguiar dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Luis Henrique Soares Universidade Estadual de Londrina
  • Érika Nishiiye Laperuta Universidade Estadual de Londrina
  • Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Física, Xadrez, Planejamento, Avaliação, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem requer do docente conhecimentos de diferentes áreas, uma delas é o que ensinar e como ensinar. O objetivo deste trabalho foi viabilizar a organização didático-pedagógicos no ensino do xadrez em aulas de Educação Física. Para isso, foi realizada uma sequência de aulas, com duas turmas de 5º anos da rede municipal de Londrina. O processo foi realizado em parceria entre os estudantes pibidianos da Universidade Estadual de Londrina e a professora de Educação Física, supervisora do PIBID em processo de formação continuada. Nesse sentido, surge como problemática: Qual a compreensão de autonomia docente na elaboração do planejamento do ensino do conteúdo Xadrez, e quais estratégias e metodologia utilizadas no processo de intervenção docente. A metodologia de ensino foi pautada nos princípios da teoria crítica de educação que orienta a formação integral do sujeito. Dessa forma, foram planejadas e desenvolvidas 8 aulas que tiverem como objetivo possibilitar aos alunos maior oportunidade de aprendizagem. Durante a implementação foi necessário aumentar ou acelerar as estratégias de ensino de acordo com as respostas observadas nas turmas, isso foi possível por meio da avaliação formativa e a partir da observação e de problematizações foi verificado que os objetivos foram atingidos. Com os procedimentos críticos-emancipatórios de ensinar o esporte xadrez contribui para o entendimento do xadrez propriamente dito e para a formação cidadã dos estudantes. Por fim, realizamos uma avaliação descritiva e objetiva e, posteriormente, feita uma devolutiva para o aluno e familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-22