EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM ALUNOS DO P5 (CMEI LAURA VERGÍNIA) E 1 ANO DOS ANOS INICIAIS (ESCOLA CARLOS KRAEMER)

  • Ariane Mereles de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Debora Moraes de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Geovana Pereira Trindade Universidade Estadual de Londrina
  • Julia Santos da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Fernanda Universidade Estadual de Londrina
  • Regina Célia de Matos Paccola Universidade Estadual de Londrina
  • Eliacir França Neves Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência pedagógica, contribuições, vivências, alimentação saudável

Resumo

O presente resumo tem como intuito relatar as experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP), no projeto intitulado DIDATIC com o tema "Alimentação Saudável" e as formas de comunicação com alunos do P5 (CMEI Laura Vergínia Ribeiro de Carvalho) e 1º ano dos Anos Iniciais (Escola Municipal Carlos Kraemer). As experiências são relatadas pelas residentes estudantes da Universidade Estadual de Londrina, do curso de licenciatura em Pedagogia. O projeto teve o objetivo de proporcionar às crianças contato com a alimentação saudável, a comunicação entre elas possibilitando a troca de experiências, promovendo a conscientização sobre escolhas alimentares saudáveis entre crianças. A metodologia foi desenvolvida ao longo de dois meses, com a colaboração entre professores, residentes e as equipes pedagógicas. O programa incluiu a leitura de livros sobre alimentação saudável, a confecção de pratos com alimentos saudáveis feitos com massinha de modelar, a construção de caixas da natureza que foi enviado de presente para as crianças da Escola Carlos Kremer, e visitas à horta da escola. As atividades foram ao ar livre, permitindo vivências, exploração e aprendizado prático. Os resultados promoveram a conscientização das crianças sobre a importância da alimentação saudável, promovendo uma compreensão da origem dos alimentos. Conclui-se que as experiências vivenciadas na Residência Pedagógica demonstraram a eficácia da abordagem interdisciplinar na promoção da educação ambiental e da alimentação saudável, aprimorando o aprendizado das crianças, a criatividade, o respeito à natureza e a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

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Publicado
2024-01-22