EXPLORANDO GRAFIAS SONORAS ALTERNATIVAS: UM PROJETO DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

  • Mateus Pintari Gonçalves Universidade Estadual de Londrina
  • Helena E. M. N. Loureiro Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: musicalização, grafia musical alternativa, ensino fundamental

Resumo

A música é uma área de conhecimento que exige do ser humano um esforço cognitivo para que seus elementos, conteúdos e temas sejam compreendidos e apreciados em sua totalidade, o que auxilia no desenvolvimento cognitivo, social e cultural de qualquer indivíduo. Com base nisso, pode-se dizer que o ensino de música nas escolas regulares deve ser um direito de todos. Este trabalho em andamento caminha nesta direção, tendo como objetivo principal desenvolver a musicalidade por meio de atividades lúdicas, envolvendo grafias sonoras e musicais alternativas. As aulas estão sendo ministradas no Colégio de Aplicação da UEL para uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental. Elas tiveram início em setembro e ocorrerão até dezembro de 2023, sendo uma aula semanal. É um projeto de musicalização infantil que utiliza grafias sonoras e musicais como um dos principais recursos para a na busca do objetivo de desenvolver a musicalidade dos alunos. Algumas das atividades realizadas em sala de aula são leitura de grafias musicais alternativas, exploração sonora com percussão alternativa e aquisição de repertório musical popular brasileiro, por meio da escuta e do canto de canções. Por fim, é importante registrar o quão enriquecedora esta experiência está sendo para mim, pois além das aulas ministradas, ocorre também uma grande troca de ideias, experiências e perspectivas entre todos os membros do grupo de multiserial de estágio e prática de ensino (GMEPE) envolvido, gerando uma grande reflexão a cada passo dado, potencializando o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-22