INGRESSO DE ESTUDANTES PELA RESERVA DE VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS ANOS LETIVOS DE 2022 E 2023

  • Bianca Marjorie Terra Universidade Estadual de Londrina
  • Paola Pereira de Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Stefany Paula Oliveira da Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Ingrid Caroline de Oliveira Ausec, Universidade Estadual de Londrina
  • Marli Guimarães da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Renan Guilherme Pimentel Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: reservas de vagas PCD, inclusão no ensino superior, políticas de inclusão

Resumo

O ingresso de estudantes com deficiência em Instituições de Ensino Superior após a Lei Estadual Nº 20.443/2020 tem modificado o meio acadêmico de forma a moldar um movimento de ensino mais especializado. Neste sentido, buscou-se analisar algumas variáveis relacionadas aos ingressantes pelo sistema de reserva de vagas para pessoas com deficiência (ingressantes PCD) na Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2022 e 2023, com ênfase nos tipos de deficiência, cursos mais procurados e as demandas mais significativas. Os dados fornecidos pelo Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC) revelaram que, em ambos os anos, a maioria dos ingressantes foram de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seguido por pessoas com deficiência física, visual e auditiva, respectivamente. Em relação aos cursos mais procurados, Direito apresentou o maior número de ingressantes PCD em 2022 e Medicina em 2023. Observou-se ainda que a maioria dos ingressantes PCD não solicita suporte do NAC e relatam ter suas demandas atendidas parcial ou totalmente dialogando diretamente com os docentes do curso. Por outro lado, os estudantes que solicitam suporte necessitam principalmente: 1. avaliações diferenciadas, 2. apoio individualizado para questões acadêmicas e 3. suporte para relações interpessoais. Os resultados revelam um aumento gradativo no ingresso de estudantes PCD pela reserva de vagas indicando a necessidade de conhecer mais este público-alvo e aprimorar ações para sua permanência. Tais conclusões enfatizam a necessidade de fortalecer as ações de suporte em andamento e investir na formação continuada dos docentes da UEL para um ensino acessível a todos.

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Publicado
2024-01-22