JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE PENSAM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE PARTICIPAM DO PIBID-UEL

  • Júlio Cesar Bomfim Filho Universidade Estadual de Londrina
  • Dejair Fernando Morais Universidade Estadual de Londrina
  • Hilary Vitoria da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Thiago Aguiar dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Jogo e Brincadeira, Escola, PIBID, Educação Física

Resumo

O jogo e a brincadeira na escola são fundamentais para a construção e intervenção dos alunos no mundo. Este estudo analisou procedimentos de professores no ensino do jogo e brincadeira em aulas de Educação Física. Este estudo foi realizado por estudantes bolsistas do PIBID/UEL, que entrevistaram três professores de Educação Física, supervisores do PIBID. As entrevistas abordaram: a adequação de jogos e brincadeiras como conteúdo de ensino ao longo da educação básica, quais métodos pedagógicos foram empregados, o interesse dos alunos e as mudanças metodológicas feitas pelos professores, além do número de aulas anuais ministradas. O conteúdo jogo e brincadeira faz parte do planejamento dos três professores. Todos seguem as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e do Projeto Político Pedagógico da escola. Os professores reconhecem a importância do jogo e da brincadeira nas etapas escolares devido à interação que promovem entre os alunos e com os familiares. Os entrevistados distinguiram o jogo, conforme aponta a literatura, tanto como conteúdo de ensino, como estratégia de aula para ensinar outra temática. Os professores dedicaram cerca de 6 a 10 aulas por ano ao ensino direto do conteúdo jogos. Ademais, destacaram o papel desses jogos como estratégia para o ensino de outras práticas corporais e para a socialização entre os alunos. Os professores não enfrentam dificuldades com o tema, graças ao repertório cultural dos alunos e ao caráter lúdico. Entretanto, eles adotam estratégias pedagógicas adequadas para cada faixa etária, incluindo seminários, relatórios, vídeos, aulas invertidas e grupos de estudo. Conclui-se que os professores entendem a diferença entre ensinar jogos e brincadeiras como conteúdo e como estratégia, adaptando seu ensino a diferentes etapas da educação básica.

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Publicado
2024-01-22