METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE BIOFÍSICA: E NA HORA DA REVISÃO?

  • Julliana Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Fernanda Rodrigues Graciano Universidade Estadual de Londrina
  • Mauro Leonelli Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino em medicina veterinária, biofísica, aulas baseadas em casos clínicos, jogos de tabuleiro

Resumo

É comum aos cursos de graduação uma fase inicial em que as disciplinas ofertadas conversem com os saberes que os alunos trazem da sua formação pregressa. Um dos objetivos principais deste projeto é oferecer essa oportunidade de recapitulação de conceitos básicos em um contexto diferente daquele de uma aula tradicional expositiva, de forma que os conteúdos da disciplina de Biofísica no curso de Medicina Veterinária tenha incremento em aprendizagem significativa (aprovado pelo CEP-UEL; CAAE 40812820.3.0000.5231). Para uma atividade de revisão básica antes de um processo de avaliação, foi confeccionado um jogo de tabuleiro, inicialmente em meio digital e posteriormente impresso em tamanho adequado, em que os alunos são indagados de questões a respeito de tópicos desde química e biologia celular básicas, e temas centrais de aulas da disciplina de Biofísica. Serão formados grupos de 4 a 6 jogadores. Os jogadores deverão lançar o dado do jogo no início de cada jogada, e para avançar o jogador deverá escolher uma pergunta entre cinco em um dos cartões de perguntas do monte e respondê-la de forma correta. Ganhará a partida a equipe que alcançar primeiramente a vigésima casa do tabuleiro. As dúvidas apresentadas pelos alunos serão anotadas e esclarecidas no período restante reservado à aula. O tabuleiro, uma vez feito em meio digital, pode ser reestruturado facilmente para adequação de outras atividades. Nosso plano é aplicar a atividade inicialmente para a turma 01/2024 da disciplina de Biofísica do curso Medicina Veterinária da UEL.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-22