METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE BIOFÍSICA: PARTICIPAÇÃO, MODIFICAÇÃO DE ATITUDES E PERCEPÇÕES

  • Samara Aparecida Lopes Sena Universidade Estadual de Londrina
  • Samantha Aparecida Lopes Sena Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Fernanda Rodrigues Graciano Universidade Estadual de Londrina
  • Mauro Leonelli Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino em medicina veterinária, biofísica, aulas baseadas em casos clínicos

Resumo

Nosso projeto teve como um de seus objetivos a criação de um banco de casos práticos em Medicina Veterinária que serviram de base para discussões de conceitos de Biofísica. Esses casos foram utilizados durante a oferta dessa disciplina no primeiro semestre de 2023. Ao final da disciplina, os alunos foram convidados a responder voluntariamente a um questionário sobre: a) participação dos estudantes no processo de aprendizagem; b) modificação de atitudes e percepções (aprovado pelo CEP-UEL; CAAE 40812820.3.0000.5231). Foi utilizada a escala de Kirkpatrick, em cujos diferentes níveis são acessadas as possíveis evidências de que um novo método interfere ou não no processo educacional. Como exemplo, os principais resultados com relação à essas experiências dos alunos indicou que: houve aumento do tempo de participação (mediana=4, que indica que o aluno concorda parcialmente com a afirmação “minha participação nas sessões de discussão aumentou com o tempo”) e interesse dos alunos nos temas discutidos (mediana=5, que indica que o aluno concorda totalmente com a afirmação “tive facilidade em entender como o conteúdo da disciplina de Biofísica é importante para as outras disciplinas”). Dessa forma, nosso projeto demonstra que a aplicação de metodologias ativas que se baseiam na discussão de casos pode ser um fator muito importante no engajamento de alunos ao curso de Medicina Veterinária enquanto frequentam o ciclo básico.

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Publicado
2024-01-22