MONITORIA ESPECIALIZADA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE

  • Ana Clara Dal Bem Busetto Universidade Estadual de Londrina
  • Beatriz Landim Fabri Universidade Estadual de Londrina
  • Ingrid Caroline de Oliveira Ausec Universidade Estadual de Londrina
  • Sabrina Thais Dias da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Clara de Freitas Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Monitoria, Deficiência, Acessibilidade, Universidade, Inclusão

Resumo

Com a implementação da reserva de vagas para os universitários público-alvo da educação especial (PAEE) dos cursos de graduação nos dois últimos vestibulares, intensificou-se a demanda do Núcleo de Acessibilidade NAC/UEL, de forma que a equipe reorganizou as modalidades de atendimento, por meio de parcerias com outros setores da Universidade. Foi reestruturada, assim, a Monitoria Especializada, uma iniciativa do NAC e dois docentes do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento (PGAC). Seu objetivo é desenvolver estratégias de estudo efetivas junto aos estudantes de graduação e pós-graduação PAEE da UEL. A partir de sessões de aproximadamente uma hora utilizando-se de estratégias variadas, baseadas na Análise do Comportamento de acordo com as necessidades do monitorando, os monitores oferecem suporte educacional para potencializar habilidades sociais e acadêmicas necessárias para o dia-a-dia universitário. A monitoria pode ser indicada pela equipe ou solicitada pelo estudante atendido pelo NAC para questões pontuais, como dificuldades em redigir um TCC ou amplas, como realização de leituras, organização e cumprimento de prazos. Desde sua implementação, o serviço atendeu 20 universitários e, de acordo com os relatos de sessão e feedback deles, foi possível captar a melhora no desempenho dos alunos, concluindo-se que a Monitoria Especializada pode ser considerada um recurso que contribui para a permanência destes estudantes na universidade. Atualmente, o serviço conta com nove estagiários do estágio curricular do 4º e 5º ano do curso de Psicologia, proporcionando também formação teórico/prática aos discentes e contato com a área de Educação Especial.

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Publicado
2024-01-22