MONITORIA PCD

  • Gustavo Almeida Martins Universidade Estadual de Londrina
  • João Alexandre Zambaldi Garcia Universidade Estadual de Londrina
  • Marcos Mello de Campos Laranjo Quadros Universidade Estadual de Londrina
  • Miguel Costenaro Andrielli Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Antonio Liboni Filho Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Monitoria adaptada, ensino, pessoas com deficiência, matemática

Resumo

Fomos convidados pelo Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC) para fornecer uma monitoria de matemática adaptada para uma estudante surda do curso de química, a qual apresentava dificuldades nas matérias que envolviam cálculo, assim, ao fornecer uma monitoria adaptada especialmente para ela, possibilitamos um melhor acesso da estudante à universidade. O projeto tem como principal objetivo auxiliar os alunos com deficiências a se desenvolverem melhor na matemática. Inicialmente começamos trabalhando com uma estudante surda. Foram separadas seis pessoas do grupo, duas para serem professores, duas para serem observadores e duas para auxiliarem na preparação das aulas, a cada semana um professor e um observador realizam a monitoria em uma sala reservada no CCE e com a utilização de cores, gestos e tradução de um intérprete de libras que acompanha a estudante, o professor leciona a monitoria e o observador anota os resultados, para que possamos aprimorar a monitoria a cada encontro. Inicialmente, iríamos fornecer a monitoria voltada para Cálculo I, mas como a estudante apresentou muita dificuldade em matemática básica, decidimos começar da base, foi constatada uma melhora considerável no desempenho da estudante durante as monitorias. O projeto é novo, assim como os métodos, e estamos aos poucos lapidando um melhor método de ensino para esta estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-22