NÚCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE: DESENVOLVIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO PROPORCIONADO AOS ALUNOS DE DIREITO E PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

  • Camila Kaori Fegury Universidade Estadual de Londrina
  • Geovana Surian Bená Universidade Estadual de Londrina
  • Isabela Sanchez Moreno Universidade Estadual de Londrina
  • Natalia Moritz Alfonzo Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Pinheiro Rocha de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Sara Regina Brusarrosco Universidade Estadual de Londrina
  • Claudete Carvalho Canezin Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: direito, psicologia, mentoria acadêmica, atendimento ao público

Resumo

O Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ), projeto de extensão vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL), considerado projeto estratégico do governo do estado do Paraná, tem como objetivos garantir atendimento jurídico e psicológico às crianças, aos adolescentes e suas famílias que necessitem da intervenção especializada, além de realizar pesquisas científicas, juntamente com a extensão acadêmica, proporcionando o desenvolvimento de alunos dos cursos de direito e psicologia. O direito atua com disponibilidade para atendimento do público, leva a população o acesso à justiça de qualidade, no apoio do melhor interesse das crianças e adolescentes. Estão ativos mais de dois mil processos judiciais em primeira e segunda instância, além de serem atendidos aproximadamente setenta novos casos por mês; o trabalho conta com supervisão da professora orientadora docente, e é divido entre acadêmicos e profissionais, estes tem a função de mentorar aqueles, ensinando procedimentos jurídicos a serem utilizados e auxiliando no desenvolvimento da maturidade jurídica. As atividades realizadas pelos acadêmicos de psicologia recebem supervisão da professora orientadora docente e da profissional, o que se dá por meio da realização de supervisões e estudos de caso, na busca do equilíbrio entre dar espaço para autonomia do estudante, de modo que ele se engaje no manejo clínico, e assegurar orientações pertinentes ao manejo dos casos e à qualidade nos serviços clínicos. Os acadêmicos supervisionados encontram ambiente propício para o desenvolvimento de competências técnicas necessárias para a atuação profissional, desenvolvendo-se teórica e praticamente.

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Publicado
2024-01-23