O GÊNERO TEXTUAL CARTA COMO POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Michelle Monteiro Kosinski Universidade Estadual de Londrina
  • Nathalia Martins Beleze Universidade Estadual de Londrina
  • Eliacir Neves França Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: residência pedagógica, formação inicial, gênero textual carta

Resumo

O programa Residência Pedagógica tem grande relevância na formação de estudantes de graduação, possibilita uma prática enriquecedora proporcionada pela imersão no contexto educacional. O campo de pesquisa é um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na zona oeste do Município de Londrina com atuação na turma do P4, mais especificamente com 20 crianças com idade entre 4 e 5 anos a proposta selecionada para análise foi a socialização com uma turma do 1° ano de uma Escola Municipal de Londrina por meio do gênero textual carta. Na atividade em questão, foi proposto pela professora preceptora que as crianças organizassem oralmente características do CMEI e outras curiosidades da turma para compor a carta, assim, a professora foi a escriba. Em um segundo momento foi proposto às crianças uma busca por elementos da natureza para enviar junto com a carta. Foi possível acompanhar o processo de interação, pertencimento da turma e ampliação de repertório que a atividade proporcionou, além de ser uma forma de autoconhecimento e expressão na maneira de organizar as ideias e registrar, visto que, as crianças que descreveram tudo o que foi escrito na carta e foram responsáveis por explorar e apanhar os elementos da natureza. Considera-se que esta proposta resultou na aprendizagem e desenvolvimento das crianças e da residente, pois, o Programa Residência Pedagógica estabelece uma relação valiosa entre a universidade e a educação básica.

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Publicado
2024-01-23