PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA DA PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA, NEUROCIÊNCIAS E MEDICINA

  • Sônia Regina Antunes Naufal de Souza Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Victória Caroline Garcia da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • José Luciano Tavares da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Palavras-chave: neurociências, emoções, aprendizagem

Resumo

Ao se pensar em aprendizagem, logo associa-se à sala de aula e estratégias de ensino, sobretudo, na transmissão de conhecimento, o qual não é linear a todos os estudantes. Assim, a análise desse processo somado às neurociências, constituindo-se como área das ciências biológicas que investiga especificamente o sistema nervoso, auxilia significativamente na compreensão do processamento cognitivo da aprendizagem. Nessa ótica, por intermédio do programa de formação complementar “Temas em Neurociências”, foi possível ampliar os estudos da área a outros contextos. Ainda, com o grupo de estudos “As Implicações Emocionais nos Processos de Aprendizagem numa Perspectiva da Neurociência, da Psicologia e da Psicopedagogia”, aprofundaram-se as discussões acerca das intersecções entre aprendizagem e sistema límbico. O objetivo do grupo visou aprofundar as correlações entre os processos emocionais e educação, a partir de uma visão multidisciplinar. Com estudantes e docente da área da saúde e educação, as leituras e discussões buscaram aperfeiçoar a concepção dos estudantes para temáticas da aprendizagem, cognição, neurociências e emoções, associando-se aos contextos de sala de aula e clínico, uma vez que a problematização era sobre os neurotípicos. Os encontros aconteceram aos sábados de maneira remota, durante o período de março a julho de 2023, via Google Meet. Isso possibilitou a união das áreas, a otimização do tempo para que fosse possível pensar em procedimentos mais assertivos. Assim, compreendeu-se que as variáveis ambientais, socioculturais e psíquicas possuem papel fundamental no contexto educacional, pois implicam em alterações emocionais significativas que interferem no processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado
2024-01-23