OLHARES INFANTIS: O USO DO CELULAR COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA

  • Daniela da Silva Claudio Universidade Estadual de Londrina
  • Nathalia Martins Beleze Universidade Estadual de Londrina
  • Eliacir Neves França Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência pedagógica, formação inicial, tecnologias digitais

Resumo

O Programa Residência Pedagógica proporciona uma imersão no contexto educacional possibilitando a construção de novos conhecimentos sobre a prática pedagógica. O objetivo principal deste resumo é refletir sobre o uso do celular como possibilidade pedagógica, em especial as práticas educativas com vídeo/foto. Os participantes da pesquisa são 20 crianças com aproximadamente 4 e 5 anos de um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na zona oeste do município de Londrina. A proposta realizada pela professora preceptora e residentes foi que as crianças fizessem uso do celular para registar a partir dos olhares infantis fotos e vídeos sobre os espaços do CMEI, com intuito de apresentar a instituição para as crianças em que estavam dialogando por meio de cartas. Como resultado foi possível perceber a interatividade e as percepções estéticas das crianças a partir das fotos e vídeos elaborados. Desta forma, o Programa Residência Pedagógica possibilita refletir e experimentar o olhar e o fazer pedagógico unindo universidade e Educação Básica.

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Publicado
2024-01-23