ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO TRABALHO DO ATOR PELA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE STANISLÁVSK NA LINGUAGEM DRAMATÚRGICA DE SHAKESPEARE

  • Felipe Capelini Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Miguel Luiz Contani Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Cenestesia, Vocabulário, Semiótica, Dramaturgia, Criação

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como finalidade colocar em diálogo semiótico o Método de Análise Ativa do ator e pedagogo Konstantin Stanislávsk, voltado à formação de atores, com a linguagem dramatúrgica de duas peças de William Shakespeare: O Mercador de Veneza e Rei Lear. O projeto matriz é proveniente da linha de pesquisa em organização e representação da informação e do conhecimento, e a proposta aqui apresentada visa trazer essa dimensão para a pesquisa em artes cênicas. O objetivo é avaliar as condições pelas quais um ator se torna criativo e obtém o engajamento cenestésico requerido pela profissão. A pesquisa é de tipo documental e bibliográfico, constando de duas fases, sendo a primeira a aplicação dos procedimentos do projeto matriz no levantamento, via vocabulário controlado, de publicações em periódicos científicos, teses, dissertações e outras fontes, sobre experiências no emprego do método do influente mestre russo nos séculos XIX e XX. A segunda fase é de análise com ações no sentido de exemplificar, explicar, e salientar os processos, encontrados nas fontes examinadas, com as mencionadas obras de Shakespeare. O resultado buscado é a composição de um relato de processos, com debates e experiências realizadas a partir dos estudos para essa criação final.

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Publicado
2024-01-23