PAPO SÉRIO NAS ESCOLAS: EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CRIMES VIRTUAIS E CIBERBULLYING NO COLÉGIO ESTADUAL NEWTON GUIMARÃES

  • Cássia Jamine do Espírito Santo Universidade Estadual de Londrina
  • Graziele de Jesus Pestana Universidade Estadual de Londrina
  • Laura Perrier Bulfon Universidade Estadual de Londrina
  • Miguel Nogueira Avelino Universidade Estadual de Londrina
  • Wilson Gomes Ramos Neto Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Kiyosen Nakayama Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino, Direito, Ciberbulliyng, Crimes Virtuais

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Formação Complementar Carreira Jurídica in Loco da Universidade Estadual de Londrina, o qual tem apoiado os alunos do curso de Direito para adentrar no âmbito jurídico e disseminar essa área para estudantes de escolas públicas. Recentemente, conduzimos uma série de palestras sobre temas relevantes para a juventude em várias instituições de ensino em Londrina. No Colégio Newton Guimarães, que conta com cerca de 1400 estudantes, abordamos questões relacionadas a crimes virtuais e ciberbulliyng. Por meio dessas iniciativas, tanto na posição de alunos quanto de palestrantes, percebemos a importância dessa discussão. A visita às escolas estaduais propiciou uma valiosa troca de conhecimento tanto para nós quanto para os estudantes, permitindo-nos aprimorar nossas habilidades de comunicação ao discutir questões relevantes com os alunos. Nossa experiência no Colégio Newton foi altamente satisfatória, considerando que alguns dos palestrantes já foram alunos da instituição. Recebemos uma calorosa acolhida dos professores, compartilhamos um café matinal, visitamos as salas de aula e envolvemos os professores na palestra, auxiliando a conscientizar os alunos acerca dos delitos cibernéticos e ciberassédio. Todos demonstraram cortesia e prestatividade notáveis. Levar a UEL até eles foi uma honra e uma valiosa oportunidade de aprendizado, enfatizando que o ensino público pode proporcionar oportunidades significativas. O diálogo com os estudantes enfatizou a relevância de sensibilizá-los acerca dos desafios e obrigações associados à segurança na rede, além de incentivá-los a ponderar sobre a graduação em Direito e demais áreas acadêmicas.

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Publicado
2024-01-23